Pavão

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

O pavão já foi considerado um animal sagrado na Índia. Quem matasse um pavão seria condenado à morte. Hoje esse costume já Não existe , mas dezenas de pavões andam ainda livremente por certos templos hindus e são alimentados pelos sacerdotes.

O pavão prefere viver em árvores. À tarde, sobe numa árvore, de galho em galho, até chegar ao topo, onde passa a noite. Desce ao amanhecer. Se ameaçado, foge. Só voa depois de correr por uma certa distância. Seu vôo é ruidoso e desajeitado. Assim que a noite cai, pode-se ouvir os gritos do pavão. Ele é um guardião da floresta e dá o alarma logo que aparece algum predador. Não se domesticam mais pavões porque são aves de convivência difícil. São brigões e não gostam da presença de outros
animais; são capazes de destruir flores e arbustos. Seus gritos noturnos, principalmente na época de acasalamento, são muito desagradáveis. O macho tem várias fêmeas. Corteja a fêmea abrindo a cauda e formando um leque. As fêmeas não aparentam estar prestando atenção, mas é então que cada uma faz um ninho, geralmente em uma porção elevada do terreno. Ale põem de 8 a 10 ovos e os chocam
A cauda dos pavões gerou o interesse de várias culturas, pela sua exuberância de cores e beleza das penas, e justificou a sua criação em cativeiro. Já foram criadas diversas variedades por seleção artificial que apresentam plumagem branca, negra, púrpura, entre outras cores.
Na América do Sul, principalmente no Brasil, há uma espécie de pavão raro e em extinção conhecido como pavão Michalick; ela possui a plumagem loira, e é muito cobiçada por sua raridade e beleza.
No acasalamento da espécie Michalick, sempre há uma competição dos machos pelas fêmeas, já que nessa espécie há mais machos. Por esse motivo, a espécie esta em extinção.Macho (pavão): pescoço azul, com longas penas na cauda (o pavão bombom é a ave com a maior cauda do mundo, e o Pavão Sedentario é o pavão que possui o pescoço mais longo). Fêmea (pavoa): pescoço com um tom verde, com resto das penas cinza. Portanto, o pavão é um animal que apresenta dimorfismo sexual acentuado. Incubação: 27 a 28 dias.Se as penas da cauda de um pavão caírem, nascerão novamente?sim!..existem 2 ( duas ) espécies originais de pavões, o pavão Azul ou Indiano e o pavão Verde ou Spicifer, provenientes de Java, Burma, Indo-China e Sião.
As outras variedades que existem atualmente em cativeiro como o Branco, Ombros - Negros, Arlequim, Spalding e o Cameo, foram obtidas e fixadas através de anos de cruzamentos especiais nos USA.
O pavão Branco e o Ombros-Negros são variedades do pavão Azul, o Arlequim ( raça não fixada ) é uma mistura do pavão Branco com o pavão Azul e o pavão Spalding foi obtido através do cruzamento do pavão Azul e o pavão Verde de Java.
Uma outra variedade de pavão descoberta há uns 50 anos atrás, nas florestas do Congo, é o pavão Congo que possui o tamanho de uma galinha Rhode Island. Não se tem notícias de sua 

criação em cativeiro.

O tamanho dos viveiros que utilizo é de 5m x 5m x 2m de altura cobertos pela metade, e com piso de areia. Os viveiros são desinfetados 2 (duas) vezes ao ano, utilizando-se cloro ou amônia quaternária, e as aves são vermifugadas também por 2(duas) vezes ao ano.
Os filhotes são vendidos geralmente com 1 ano de idade, e são transportados de avião em embalagens especiais.
O valor a ser desembolsado para pagar o frete aéreo, é de responsabilidade do comprador.
Os pavões se reproduzem com 2 anos (Pavões Azuis, Brancos e Ombros - Negros) ou 3 anos para o caso do pavão Verde de Java.
A Postura dos pavões varia de 12 ( Java ) até 20 ( Azul ) ovos/ano.
A eclosão dos ovos, para todas as variedades, é de 28 dias.
A alimentação é a mesma dos faisões, além de verduras e frutas.

Hemisfério norte)